Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

O que os cadeirantes precisam saber sobre banheiros de avião

Como é um banheiro de avião?

Pequenos. E para acomodar mais passageiros nos aviões, eles estão ficando ainda menores. Em alguns aviões eles possuem apenas 60 centímetros de largura, com vaso sanitário, uma pia minúscula, um espelho e um pequeno armário que contém papel higiênico e toalhas de papel. Alguns desses banheiros também contêm trocadores para bebês.

Todas as portas dos banheiros dos aviões são duplas e se dobram ao meio e deslizam para abrir e fechar, com a dobra indo para dentro em direção ao banheiro.

Ele funciona de maneira diferente de um banheiro comum?

Sim. Banheiros “de casa” usam a ação da gravidade e do sifão para esvaziar o vaso sanitário e a pia. Banheiros de avião usam um vácuo ativo em vez disso. Quando você dá descarga, ele abre a válvula na linha de esgoto e o vácuo na linha suga o conteúdo do recipiente para um tanque.

Ao lavar as mãos na pia, a água não desce livremente pelo ralo. O recipiente enche com a água e depois é necessário levantar a tampa para deixar o vácuo esvaziar o conteúdo.

Onde encontro o banheiro em um avião?

Depende totalmente do tipo e tamanho do avião. Na maioria das aeronaves, a proporção mínima normalmente aceita de banheiros para passageiros é de aproximadamente um banheiro para cada 50 passageiros.

Nas cabines de primeira classe e executivas, os passageiros podem ter acesso a vários banheiros exclusivos para seu uso.

Aviões menores e aeronaves regionais projetadas para voos muito curtos podem não ter banheiro. Dependendo do layout do avião, tem só um banheiro na parte traseira, um na frente ou um terceiro no meio da aeronave. Às vezes, esse número pode aumentar, principalmente, se for aeronave comercial e de voos de longa distância.

E a acessibilidade para cadeirantes?

Aeronaves recém-construídas com dois corredores precisam ter pelo menos um banheiro de avião acessível a pessoas com mobilidade reduzida. De um modo geral, eles abrem as portas de dois banheiros comuns de avião e os combinam em um único espaço. As barras de apoio geralmente não estão em um local conveniente e o espaço ainda é pequeno e difícil de se movimentar.

No entanto, há mais espaço para um familiar ou cuidador auxiliar na transferência para o banheiro. Há também mais espaço para a cadeira de rodas do corredor entrar de fato no banheiro.

Como acessar o banheiro de avião se não consigo andar?

Praticamente todos os aviões têm uma cadeira de rodas dobrável, pequena e geralmente com assento e encosto feitos de um material sintético frágil no corredor a bordo. A qualidade dos apoios para os pés dessas cadeiras também varia. Os comissários de bordo podem ajudá-lo a se transferir para a cadeira do corredor da melhor maneira possível, mas você precisa ter controle suficiente da parte superior do corpo para manter a postura ereta na cadeira.

Por que não há mais banheiros de avião acessíveis?

Falta de dinheiro. A indústria aérea diz que não é economicamente viável modernizar as aeronaves existentes com banheiros acessíveis. Ou seja, ao tornar seus banheiros maiores, tira o espaço onde um passageiro pagante poderia sentar.

E os banheiros para as pessoas obesas?

Se você for particularmente obeso, talvez não consiga usar a cadeira do corredor para chegar ao banheiro do avião. Mesmo que você possa se levantar e se autotransferir, pessoas particularmente obesas terão dificuldade em se movimentar em um banheiro de avião de tamanho padrão.

Quais as opções se não puder usar o banheiro do avião?

Uma das opções é evitar a necessidade de usar o banheiro, restringindo a ingestão de alimentos e líquidos por muitas horas antes do voo. Outra é apenas utilizar voos curtos.

 

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Helio Fraga

Helio Fraga

Especialista em viagens e um amante de lugares. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e viagens! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área turística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto nos destinos de viagens nacionais e internacionais.

Você também pode gostar ↓↓↓