Visto eletrônico para entrar na Europa é adiado

Visto eletrônico para entrar na Europa é adiado

A União Europeia alterou a data de vigência do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem). O lançamento está previsto para maio de 2023, porém, com pequenas alterações, a nova previsão é novembro do ano que vem.

O que é ETIAS

Inspirado nos vistos eletrônicos emitidos pelos EUA e Canadá, o ETIAS visa tornar a UE um lugar mais seguro, trabalhando com a Interpol e a polícia nacional para identificar potenciais ameaças à segurança nacional da UE.

Até o momento, nacionais de 60 países, incluindo o Brasil, deverão solicitar o visto. São eles:

Os 26 países do Espaço Schengen precisam solicitar o documento na chegada dos passageiros nacionais dos países listados acima. Veja abaixo quais são eles:


Como o ETIAS funcionará

O documento será exigido somente no ponto de entrada após a chegada de um voo proveniente de um país não pertencente ao Tratado de Schengen. Por exemplo:

  • Digamos que você viajará de São Paulo para Lisboa. Antes da viagem, você deverá solicitar o ETIAS, que será solicitado provavelmente no check-in da companhia aérea e com certeza no controle de fronteiras português.
  • Caso você siga viagem para outro país membro do tratado, digamos a Espanha, o documento não será mais solicitado.

Vale ressaltar que os seguintes países, até segunda ordem, manterão regras de imigração próprios: Bulgária, Romênia, Croácia, Chipre e Irlanda.

Redação - Foto de perfil