Pular para o conteúdo

ID Jovem : aprenda como tirar o documento que permite viajar de graça

Publicidade

Cartões de identidade para jovens: como obter documentos que permitem viajar gratuitamente

Você sabia que um decreto de 2013 permite que jovens entre 15 e 29 anos viajem gratuitamente no Brasil? De acordo com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), quase meio milhão de pessoas já estão inscritas no programa, mas a agência estima que 15 milhões de pessoas podem ter direito aos documentos do ID Jovem.

Publicidade

O que é ID Jovem?

A condição de jovem, ou ID Jovem, é um documento que permite que jovens de 15 a 29 anos, pertencentes a uma família, recebam uma série de benefícios, ganhem no máximo dois salários mínimos por mês e se cadastrem no governo federal. governo em um único registro. O benefício vale inclusive para quem não está frequentando escola ou faculdade.

Como tirar o documento?

O arquivo pode ser publicado pelo site do programa ou pelo aplicativo ID Jovem. Basta digitar o nome da mãe, nome completo, data de nascimento e número do NIS. O cartão é virtual, gratuito e válido por 180 dias. Após esse período, novos documentos precisarão ser emitidos, quando os requisitos para se tornar um beneficiário do Youth ID serão revistos novamente.

Publicidade

Quais os benefícios?

O cartão pode ser utilizado para o recebimento de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, bem como no transporte rodoviário, ferroviário ou interestadual de passageiros.

Como viajar de graça com a ID Jovem?

Assim como no programa que garante passagens gratuitas para idosos, são reservados dois lugares gratuitos por viagem e os outros dois têm desconto de pelo menos 50% no valor do ingresso. As partes envolvidas devem ir ao balcão de vendas, pois a empresa não é obrigada a dar desconto na compra de ingressos pela internet. Esses assentos devem ser reservados para jovens adultos 3 horas antes da partida.

O que fazer caso a empresa se recuse a dar o benefício?

Resultado
Os jovens podem denunciar à Ouvidoria da ANTT pelo site ou pelo telefone 166 caso a empresa se recuse a emitir a multa. Para isso, você deve solicitar por escrito à empresa de transporte um motivo formal para a recusa, que deve incluir a data, hora, local e motivo da recusa.

Publicidade

Aprenda como viajar de graça pelo Brasil: dicas para conseguir passagens grátis CLICANDO AQUI ou TOCANDO AQUI!

Helio Fraga

Helio Fraga

Especialista em viagens e um amante de lugares. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e viagens! Mineiro e bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área turística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto nos destinos de viagens nacionais e viagens internacionais.

Você também pode gostar ↓↓↓