Pular para o conteúdo

Como funciona a passagem gratuita para idosos

Publicidade

Estamos vivendo mais e mais: se 30 são os novos 20, então 70 e 80 são os novos 60, certo? A indústria de viagens percebeu isso, com várias empresas especializadas em viagens para grupos seniores.

Com o objetivo de incentivar as pessoas de baixa renda com mais de 60 anos a viajar no Brasil, o Regulamento da Terceira Idade (Lei 10.741/03) garante aos idosos viagens gratuitas ou descontos na compra de passagens interestaduais.

Publicidade

Como funcionam as passagens gratuitas ou promocionais para idosos

Por lei, cada empresa é obrigada a disponibilizar duas vagas gratuitas para idosos no ônibus, com desconto de 50% nas passagens acima dessa cota. Os idosos podem entrar gratuitamente e os ingressos podem ser reservados de 30 dias úteis a 3 horas antes do início do passeio.

Para proteger os seus interesses, os idosos devem apresentar no balcão da empresa o documento de identificação e um dos seguintes comprovativos:

– Contracheque;
– Carnê de contribuição para a Previdência;
– Extrato de Pagamento de benefício ou declaração do INSS;
– Carteira de trabalho atualizada;

Publicidade

Por conveniência, a pessoa pode optar por um cartão de idoso emitido pelo governo federal. O documento é utilizado por mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o país.

APRENDA COMO EMITIR A CARTEIRA DO IDOSO CLICANDO ou TOCANDO AQUI.

E se a empresa se recusar a emitir um bilhete / passagem ?

Caso uma empresa de transporte se recuse a emitir a passagem, o cidadão pode fazer uma reclamação na Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pelo telefone 166 gratuito ou pelo e-mail [email protected]

Aprenda como viajar de graça pelo Brasil: dicas para conseguir passagens grátis CLICANDO AQUI ou TOCANDO AQUI!

Helio Fraga

Helio Fraga

Especialista em viagens e um amante de lugares. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e viagens! Mineiro e bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área turística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto nos destinos de viagens nacionais e viagens internacionais.

Você também pode gostar ↓↓↓