Pressione Enter depois de digitar pra pesquisa

Viagens podem ajudar a aliviar o cansaço mental acumulado durante a pandemia e pelo uso intenso de tecnologias

Há tempos os especialistas em saúde mental, ortopedistas, oftalmologistas e diversos outros profissionais da saúde, vêm alertando sobre os malefícios do uso intenso de tecnologias. Mas, o modo como vivemos hoje tem suas contradições, se por um lado somos beneficiados pelas tecnologias, hoje essenciais, por outro, nos deparamos com um dilema: estamos de fato vivendo experiências do momento presente ou passamos a ser observadores de experiências em telas?

Um levantamento realizado, em 2021, pela Digital Turbine, plataforma de mídia on-device de apps pré-instalados em smartphones, detectou  que quase 50% dos brasileiros aumentaram o uso de seus smartphones durante a pandemia e que 20% da população do nosso país não consegue ficar mais de meia hora longe do celular.

O mal causado pelos excessos

Uma pesquisa da UFMG analisou o uso de telas por crianças e adolescentes para estudar quais são os impactos causados na saúde mental deles. Dos 6 mil pais entrevistados, mais da metade afirmou que os filhos ficam mais de 4 horas por dia em frente a telas de celular, tablets e  computadores. O estudo faz a relação da produção do hormônio dopamina, durante o uso da tecnologia, com a restrição de amadurecimento do cérebro.

Mas, os danos causados pelo uso excessivo de telas afeta também os adultos. Um dado interessante levantado por uma pesquisa da  Kapersky Lab apontou o uso do celular nos momentos de convivência entre o casal, como, por exemplo, nas refeições e antes de dormir, como uma das principais causas de discussão dos casais.

Celular é a última e a primeira coisa que vemos todos os dias

Evidências científicas publicadas no The Journal of Biological Psychiatry relatam ainda que ficar mais tempo ao ar livre é capaz de modificar até mesmo o funcionamento e a estrutura do cérebro, melhorando a nossa capacidade cognitiva!

Desconecte-se! A ação de (des)Aniversário do Hotel Serra da Estrela 

Com o avanço da vacinação em 2021, começamos 2022 com outras perspectivas e os dados do turismo já demonstram que as pessoas voltaram a programar viagens. Segundo especialistas, as experiências vividas nesses momentos longe de casa podem contribuir para aliviar o estresse e o cansaço mental provocados pelo longo período de isolamento social, home office e intensificação do uso de tecnologias.

Foi considerando todos esses dados que o hotel Serra da Estrela, localizado bem no centrinho de Campos do Jordão (SP), decidiu comemorar mais um ano de sua história de uma forma diferente: um (des)Aniversário.

A ideia é incentivar seus convidados e hóspedes a se conectarem com o momento presente vivenciando profundamente todas as emoções e os benefícios que uma viagem pode proporcionar, e levarem esse aprendizado para a rotina diária, buscando uma relação um pouco mais equilibrada com as tecnologias.

Des(conecte)-se!

Entre a segunda quinzena de maio e a primeira de junho, o hotel promoverá uma ação de interação guiada com influenciadores em que eles farão o exercício de deixar de lado os smartphones, para dar atenção plena às experiências reais com seus parceiros e familiares.

Se você está em busca de uma experiência como essa, o hotel Serra da Estrela é a escolha certa. Acompanhe as redes sociais do hotel (@hotelserradaestrela) para também fazer esse mergulho para dentro das suas emoções e venha para a Serra da Mantiqueira construir memórias afetivas!

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar