Por favor aguarde ...

LATAM é lider na realização do reconhecimento facial biométrico para embarques a

LATAM é lider na realização do reconhecimento facial biométrico para embarques a

A LATAM foi responsável por 80% de todos os testes anteriores nos aeroportos de Brasília, El Salvador e Florianópolis, garantindo ser a companhia aérea que mais testa reconhecimento facial biométrico em decolagens no Brasil. No total, cerca de 5 mil passageiros da empresa já experimentaram a tecnologia, que iniciou sua implantação regular nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont na última terça-feira (9).

De acordo com o diretor de Aeroportos da LATAM Brasil, Derick Barbosa, a LATAM é a companhia que mais testou a biometria no Brasil para tornar as viagens aéreas cada vez mais simples e rápidas. A empresa já conta com tecnologias como o check-in automático, o self bag drop e notificações personalizadas por WhatsApp.

LATAM é a pioneira a usar QR Code para cadastro biométrico

A empresa utiliza exclusivamente locais com leitura de QR code nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) para permitir que os clientes se cadastrem e ativem sua biometria facial mais rapidamente. O processo é concluído em poucos minutos, por meio de uma “selfie” sem precisar acessar o aplicativo. Caso os passageiros encontrem dificuldades ou tenham dúvidas, terão todo o apoio do staff de ambas as companhias aeroportuárias.

O “Embarque + Seguro” foi viabilizado em parceria com o Ministério da Infraestrutura, o Serpro e a Infraero, possibilitando aos passageiros o embarque de forma ágil, prática e segura. O serviço dispensa a apresentação de documento de identificação e cartão de embarque pelos passageiros.

Leia também: LATAM prorroga prazo para alteração de bilhetes vencidos

Como funciona o embarque por biometria

No aeroporto, a biometria facial será usada em duas etapas: no acesso à sala de embarque e no acesso à aeronave. Totens farão a leitura biométrica da face, consultando a base do governo, o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa é no portão de embarque, no hora de entrar no avião. Esse processo diminui o tempo de embarque de 8 segundos para 6 segundos por passageiro.