Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Dicas para economizar na compra de passagens aéreas

De janeiro de 2022 a maio de 2022, haverá um aumento de 16,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da CNN realizado pelo painel da Autoridade Nacional de Aviação Civil (Anac). O custo médio de uma passagem aérea no Brasil em 2022 é de R$ 605,04, o maior do país nos últimos 12 anos.

E a notícia não foi nada positiva. Willie Walsh, diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), alertou em entrevista ao canal norte-americano CNBC que as tarifas podem subir devido à capacidade insuficiente de refino e às condições econômicas das companhias aéreas. Economizar em passagens de trem pode ser difícil nessas circunstâncias, mas preparamos algumas dicas para ajudá-lo a viajar sem pesar no bolso.

Como economizar na compra das passagens aéreas

Veja abaixo nossas dicas para uma viagem econômica.

1 – Pesquise com antecedência

Você já sabe quando quer viajar? Portanto, comece a pesquisar as tarifas o mais rápido possível. Caso se trate de passagem aérea, recomenda-se iniciar a busca com a seguinte antecedência:

Para viagens nacionais – comece com pelo menos um mês de antecedência; Para viagens internacionais – a expectativa deve ser de três meses – ou mais;

Viajar durante um feriado – a pesquisa deve ter começado há 60 dias. Outra ótima dica nesse sentido é diversificar seus buscadores para não perder as melhores ofertas e economizar nas viagens. Alguns aplicativos e sites também monitoram as oscilações de preços e podem enviar notificações aos consumidores quando chegam promoções, como SkyScanner, Hooper ou Melhores Destinos.

2 – Flexibilize dias e horários

Quanto mais tempo um viajante tiver para reservar uma viagem e estiver disponível, maiores serão suas chances de economizar dinheiro. Vésperas de feriado e sextas-feiras são os dias mais populares – portanto, os preços dos ingressos são mais altos do que o normal.

Quanto aos horários, procure opções de voos com saídas de manhã cedo, tarde ou noite. “A flexibilidade é aliada do viajante. Estar disposto a viajar em horários diferentes e em dias incomuns ajuda a evitar preços mais altos nas rotas”, atesta Leonardo Cassol. Outro ponto que pode baratear as viagens é a opção de voos com conexão. A cada parada que o avião faz, as tarifas caem.

3 – Considere destinos similares ao escolhido

Considerar lugares que tenham características parecidas com o seu sonho ou que estejam localizados na mesma região pode fazer uma grande diferença na hora de orçar e economizar nas viagens. Exemplo do Leonardo Cassol: Se você quer ir para um destino no Nordeste, vale conferir as cidades para ver qual tem os preços mais baixos no momento.

Isso ajuda a ampliar a mente e diverge do fluxo de destinos que podem ser populares por motivos específicos. Segundo especialistas, 80% dos clientes que procuram passagens por essa plataforma não têm destino certo. Isso possibilita a ampliação dos filtros de busca de passagens aéreas e oportunidades de economia em viagens.

4 – Gosta de viajar pelo Brasil? Arrisque-se também para o exterior

Naquela época, eram as rotas nacionais que mais impactavam no aumento das passagens aéreas. Então o conselho dado no curto prazo é arriscar e também fazer alguma expansão fora do Brasil. “Os viajantes podem abrir suas mentes para aproveitar preços semelhantes ou até mais baixos em comparação com os domésticos”, disse Casol.

Se você optar por trocar sua viagem nacional por uma viagem para fora do Brasil, há mais um fator que você precisa levar em consideração: a moeda estrangeira. O dólar e o euro, as moedas mais procuradas pelos brasileiros, estão sendo negociados atualmente em níveis turísticos de 4,12 reais e 4,67 reais, respectivamente.

Leve isso em consideração antes de bater o martelo. Afinal, é importante saber quanto realmente vai custar a viagem, incluindo todos os fatores: passagem aérea, hospedagem, transporte e passeios. As contas podem surpreender mesmo quando o dólar sobe.

5 – Use milhas e pontos no cartão

Uma última grande dica para economizar em viagens e não estourar o orçamento nas passagens aéreas: use milhas e pontos no cartão de crédito. Esses dois benefícios são oferecidos por instituições bancárias em parceria com empresas dessas duas categorias, como forma de fidelizar seus clientes com seus bancos e cartões de crédito. Cada vez que um consumidor paga uma fatura, ele acumula pontos. Esses pontos podem ser convertidos em milhas para passagens aéreas. Além disso, os pontos também podem ser trocados por produtos selecionados na loja online.

 

Leia também: Você sabia que existe um leilão de passagens aéreas

 

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Helio Fraga

Helio Fraga

Especialista em viagens e um amante de lugares. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e viagens! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área turística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto nos destinos de viagens nacionais e internacionais.

Você também pode gostar ↓↓↓