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E se minha bagagem estiver danificada?

Dores de cabeça podem ocorrer mesmo durante uma viagem relaxante. Portanto, se sua bagagem for danificada em voo, saiba o que fazer.

Entre as entradas e saídas dos aeroportos mais díspares, sejam internacionais ou domésticos, há milhares de bagagens de passageiros. A triagem é padrão em qualquer lugar do mundo: você envia, passa pela segurança e só o vê novamente na pista de pouso.

É aí que às vezes acontece a surpresa desagradável: sua bagagem está danificada. Os motivos nem sempre são claros, mas uma coisa é certa: você tem o direito de reclamar e pode pedir à empresa que pague os reparos.

Quer saber como reclamar danos na bagagem e por onde começar? Então vem com a gente que explicamos para você neste artigo!

Percebi que minha mala está com defeito: e agora?
O primeiro passo para evitar problemas é a prevenção. Antes de viajar, tire fotos de todos os detalhes da sua mala: rodas, estrutura, tecido e o que está dentro… esses detalhes podem servir como evidência de que a companhia aérea se recusa a inspecionar danos ou roubos.

Mas você acabou de desembarcar no aeroporto e foi direto para o saguão de desembarque. À medida que suas malas rolam na esteira, você verá o que é seu e verá se está danificado – ou até mesmo ilegal. Agora como fazer?

Aproveite que você já está na zona de desembarque e procure um representante da companhia aérea com a qual viajou. Notifique-o sobre o dano que você notar e peça um protesto.

Azul: O que fazer com bagagem danificada

A AZUL exige que os passageiros com bagagem danificada protestem imediatamente após o voo. Em voos domésticos, a empresa retorna em até 7 dias. Para viajantes internacionais, são 21. A empresa também estabeleceu um limite máximo de restituição de impostos para viajantes em R$ 1.131,00. Os depósitos são pagos no prazo de 7 dias após o envio dos dados bancários.

GOL: Como denunciar uma mala danificada

A GOL exige que os passageiros tragam as malas danificadas até a janela da empresa, preferencialmente após o desembarque. A própria empresa inspeciona o dano para determinar o reparo ou substituição.

América Latina: Procedimento de Danos de Bagagem

Assim como outras companhias aéreas, a LATAM exige que os passageiros solicitem bagagem danificada após o desembarque. No entanto, ela também tem um canal no Whatsapp para quem mais tarde encontrar a mala danificada dentro de 7 dias da viagem.

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Helio Fraga

Helio Fraga

Especialista em viagens e um amante de lugares. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e viagens! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área turística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto nos destinos de viagens nacionais e internacionais.

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