Quanto vale uma milha? Quanto vale um ponto? Minha opinião.

Estas são as perguntas que mais recebemos na prioridade do passageiro. Antes de respondermos a essas perguntas, é importante esclarecer que milhas ou pontos são a mesma coisa: todas as mudanças são as denominações que recebem, que varia de um programa para outro.

 

Mas voltando à pergunta de um milhão de dólares: Lamento informar que não temos a resposta correta. O preço de uma milha é totalmente subjetivo, e pretendo mostrar neste artigo o que significa para que todos possam traçar seu caminho e finalmente chegar à sua resposta (sim, na sua resposta, porque muito provavelmente é diferente da minha!).

 

A chave para definir o preço de um ponto é quanto ele é usado ou pelo que pode ser trocado.

 

Todos nós acumulamos pontos e os utilizamos de uma determinada forma: seja na classe econômica, na executiva, na compra de produtos, nas estadias em hotéis, nos pontos Uber, ou mesmo quando são vendidos. E é precisamente porque usamos nossa milhagem de maneiras diferentes que a diferença de valor é produzida.

 

Para deixar mais claro, a seguir demonstro o valor atribuído a um ponto de acordo com as diferentes formas de uso:

 

Trocando por Serviços

 

Exemplo: crédito para usar na Uber

Para se obter um crédito de R$100,00 na Uber, o Smiles cobra 6.600 milhas – o que equivale a dizer que cada milha utilizada vale R$0,015.


Trocando por Produtos

 

Exemplo: uma SmarTV de 55” (Modelo: 55MU6300) custa numa rede varejista R$3.499,00, conforme imagem abaixo:

  • Na TudoAzul, você consegue comprá-la por 309.527 pontos.
  • Na Livelo, por 260.000 pontos.
  • No Smiles, por 202.942 milhas.
  • Na Multiplus, por 172.740 pontos.

Assim, chegamos nos valores/milha demonstrados na tabela abaixo, com uma média igual ao valor atribuído no caso do crédito da Uber, mas com variações já relevantes entre os programas (os pontos Multiplus valendo quase o dobro dos TudoAzul):

 

Vendas

Embora algumas empresas restrinjam as transações de pontos em grande escala, você também pode vender suas milhas em portais da Internet. Cada um funciona de forma diferente: no exemplo abaixo, você informa ao comprador a que preço deseja vender suas milhas e, se alguém aceitar sua oferta, a transação estará concluída. No entanto, o site costuma recomendar um valor médio, e iremos analisar o valor referente à milhagem com base nele. Exemplo: Vender pontos de amigo: neste caso, começamos a aumentar ligeiramente o valor, chegando a R $ 0,025 / ponto:

 

Trocando por Passagem em Econômica:

 

Exemplo: uma passagem entre São Paulo e Miami para voar de 1 a 7 de outubro, em classe econômica, custa (no momento em que escrevo) R$2.861 no site da Latam:

Pela mesma passagem, a Multiplus está cobrando 70.000 pontos:

Nesse caso, o valor do ponto já começa a ficar um pouco mais interessante…

Mas o potencial é ainda maior – e isso se tornará evidente ao comparar a precificação em difentes classes em um mesmo voo.

 

Trocando por Passagem em Executiva:

 

Vamos comparar a emissão de uma mesma passagem em classe econômica X executiva.

Exemplo: uma passagem entre São Paulo e Nova York para voar Delta de 1 a 7 de outubro, em classe econômica, está custando (no momento em que escrevo) R$3.787:

Pela mesma passagem, a Smiles está cobrando 115.000 pontos – o que resulta em um valor/ponto de R$0,03:

Já a mesma passagem, em classe executiva, custa R$12.902:

No Smiles, é possível emiti-la por 180.000 pontos – finalmente chegando a um valor/ponto mais do que duas vezes maior em um mesmo voo (e quase 5x o valor atribuído ao trocar por crédito na Uber!!!):

Moral da história: foi possível extrair um valor muito melhor ao trocar pontos por passagem em classe executiva. E isso é uma constante nos programas de fidelidade.

Mas não paramos por aqui. Ainda temos outra oportunidade de maximizar o valor de uma milha: arbitrando entre os diferentes programas.

 

Trocando por Passagem em Executiva: escolhendo a programa que maximiza sua emissão

 

Vamos comparar a emissão de uma mesma passagem por diferentes programas de milhagem.

 

Exemplo: uma passagem entre São Paulo e Madrid para voar Iberia de 5 a 14 de novembro, em classe executiva, está custando (no momento em que escrevo) R$10.367:

Pela mesma passagem, o programa AAdvantage está cobrando 175.000 pontos:

Já o programa Iberia Plus está cobrando 85.000 pontos:

Fica claro que nesse caso extraímos um valor muito maior por ponto no resgate pelo Iberia Plus. No entanto, vale lembrar que, como cada programa tem um valor de resgate específico para determinado destino, seus pontos também passarão a ter um valor diferente de acordo com a situação. A escolha do programa certo para cada emissão tambem é FUNDAMENTAL:

As milhas American Airlines são excelentes, mas o valor máximo não é extraído em emissões para Europa.

 

Trocando por Passagem em Primeira Classe:

 

Exemplo: uma passagem entre São Paulo e Frankfurt para voar Lufthansa de 18 a 26 de setembro, em primeira classe, está custando (no momento em que escrevo) R$25.980:

Pela mesma passagem, o Amigo cobra 200.000 pontos (ida e volta):

Se, além disso, você aproveitar as promoções de transferência (que são constantes no mercado), como essa de 100% de bônus entre o Banco e o Programa de Fidelidade Aéreo, poderá emitir essa mesma passagem pela metade dos pontos.

Nesse caso, bastaria ter 100.000 pontos no programa certo, na hora certa, para emitir a passagem em primeira classe e chegar a um valor/ponto inacreditável!

Analisando Tudo:

 

Resumo da nossa visão

O valor de uma milha é subjetivo e varia de acordo com a forma como cada um de nós o usa. Ao resgatar serviços, produtos ou passagens aéreas de primeira classe, você pode resgatar os mesmos pontos, e a diferença de valor entre eles é de mais de 2500%!

 

Cada perfil tem diferentes análises / preços!

Cada troca / resgate / emissão enfrenta condições únicas!

Com a vitalidade atual da indústria, a análise acima está mudando constantemente. Promoções, bônus e mudanças nas condições dificultam o acompanhamento dos amadores e a garantia de que usam seus pontos da melhor forma, inclusive na compra de milhas. Nós da Passenger First tentamos nosso melhor para ensinar como acumular e resgatar seus pontos de uma forma didática!

 

Espero ter fornecido a você os elementos para tirar suas próprias conclusões e espero que você compartilhe suas respostas nos comentários.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar