Topo
  >  Brasil   >  Visitando Lençóis Maranhenses-Dicas para você conhecer esse paraíso no nordeste do Brasil

Em 2014 eu e o meu Boy fizemos um belíssimo tour pelo nordeste do Brasil, que incluiu Natal, Fortaleza, Serra da Ibiapaba e Maranhão. Essa foi uma experiência pra lá de especial, que nos marcou demais. E de todos os lugares que visitamos, com certeza o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses foi o que mais nos marcou. A seguir, eu vou contar tudinho sobre como é visitar o Parque e dar algumas dicas para você que pretende conhecer esse pedacinho de paraíso escondido no nordeste do Brasil.

Sobre Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é uma meta turística cobiçadíssima pelos estrangeiros, que poucos brasileiros conhecem, ele foi criado em 1981, e fica dentro de uma reserva natural com 156,5 mil hectares. Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos e Primeira Cruz. É conhecido internacionalmente por ser o único lugar ao mundo com essa paisagem de dunas formadas pela força do vento e piscinas de água doce formadas pelo acúmulo de águas da chuva, que se alteram constantemente, de acordo com o clima e a estação do ano.

 

 Visitando Lençóis Maranhenses-Dicas para você conhecer esse paraíso no nordeste do Brasil

Primeira parada do nosso passeio-Lagoa azul

Como chegar?

O modo mais rápido de chegar no Parque nacional de Lençóis Maranhenses é de avião, com um voo até o aeroporto de São Luiz- MA e dali prosseguir até o terminal rodoviário da capital maranhense, de onde saem ônibus diariamente para Barreirinhas, cidade mais acessível ao parque. O percurso até lá dura umas 4 horas e as estradas são muito boas. A passagem custa em média R$ 45 por pessoa.

Outras alternativas saindo de São Luís-MA até Barreirinhas:

– Carro ou van fretado; a duração do percurso é de umas 3 horas. Faça uma comparação de preços online, este site tem tudo, inclusive passeios: Passeios e Transfer São luís à barreirinhas
– Taxi, que você pode pegar com toda segurança no próprio aeroporto, com preços tabelados.
– Taxi aéreo, esse logicamente custa um pouco mais, mas tem toda a comodidade e vantagem de poder admirar Lençóis lá do alto. A viagem dura, em média, 50 minutos.

Eu comprei o passeio diretamente no Hotel e paguei 250,00 reais por pessoa. Fomos de taxi de São Luiz até Barreirinhas. Mas sinceramente não foi uma boa experiência. Após pagar o passeio, o hotel (Pousada Portas da Amazônia, que fica no centro histórico do Maranhão), esqueceu de fazer as reservas. Nós acordamos ás 3:00 hs da madrugada e fomos para a recepção esperar o taxi, que nunca chegava, foi quando o rapaz da recepção viu que tinha algo errado e se deu conta que não tinham feito as reservas, quando ele por fortuna conseguiu um encaixe para nós, eram 6:00 hs da manhã e conseguimos partir. Ainda bem por que era o nosso último dia na cidade e tínhamos ido ao Maranhão somente para visitar Lençóis. Mas não acabou por aí, chegando em Barreirinhas fomos super mal recebidos pela Agência que fazia os passeios para o hotel, que também não havia sido informada da reserva. Depois de muito transtorno, conseguimos fazer o tão esperando passeio. Já por volta do meio dia.

Resumo da história: Se comprar o seu passeio pelo hotel, certifique-se que não terá nenhum problema.

 

Visitando Lençóis Maranhenses-Dicas para você conhecer esse paraíso no nordeste do Brasil

Jardineiras- Carros adaptados para transportar turísta

Quando ir?

O parque pode ser visitado em qualquer época do ano, mas existe um período mais favorável, que é entre os meses de março a setembro, sendo os meses de Março a Maio são os melhores para quem quer pegar as lagoas mais cheias e conhecer o parque em todo seu esplendor. É nesse periodo que o contraste das águas multicoloradas com as dunas de areia branca ficam mais visíveis.

Eu visitei Lençóis no mês de agosto e a água estava baixa, mas como você pode ver nas fotos (pena que fiz as fotos em baixa resolução) a paisagem era estupenda! Então, na minha opinião, com muita ou pouca água o lugar é incrível do mesmo jeito, são só paisagens diferentes.

 

Visitando Lençóis Maranhenses-Dicas para você conhecer esse paraíso no nordeste do Brasil

Segunda parada: Lagoa da preguiça

Onde ficar? 

Quando fui para Lençóis, pensei que por ser uma cidade bem pequena, Barreirinhas não tivesse muita opção de hospedagem, mas estava enganada, a cidade possui desde pousadas mais simples a hotéis mais estruturados. Me arrependi realmente tanto por não me hospedado em Barreirinhas, pois o cidade é ideal para quem quer aproveitar melhor as atrações do parque. Mas é viajando que se aprende, não é mesmo?

Vou deixar aqui abaixo uma lista dos melhores hotéis da cidade.

 Pousada Sitio Preguicas

Pousada Barreirinhas

Pousada Toca dos Aventureiros

Pousada Do Porto 

Pousada Vasto Horizonte

Cama, Café e Aventura

Pousada Do Rio

Encantes do Nordeste 

Recanto das Arvores :  Aqui foi onde o guia da excursão nos levou para almoçar. Comemos um peixe maravilhoso! O pessoal do restaurante foi super prestativo e ainda nos permitiram usar a piscina do hotel, o que foi muito bom após aquela caminhada nas dunas.

Onde não se hospedar no Maranhão?

Quando a gente fala de viagem, tende a contar somente as experiências positivas, mas eu acho que temos que contar também o que deu errado, para evitar que outras pessoas passem pelo nós passamos, por isso dessa vez eu vou falar onde não se hospedar ao visitar Lençóis Maranhenses.

Se o seu interesse no Maranhão for somente o parque nacional de Lençóis, é melhor evitar de se hospedar no centro histórico de São Luiz.

Eu e meu grupo nos hospedamos no hotel PORTAS DA AMAZÔNIA, que fica bem no centro histórico, e fomos assaltados na frente do hotel. Tivemos uma péssima acolhença nesse hotel, o pessoal não sabia trabalhar, tudo muito improvisado e sujo, foi um horror mesmo! Certo, são coisas que podem acontecer durante qualquer viagem, mas não custa nada prevenir neh?

Resultado? Nós acabamos mudando de hotel e fomos para o hotel Gran São Luiz, que fica na parte mais alta do centro histórico. Hotel maravilhoso, por sinal… ali é outro nível, e pra nossa surpresa o preço nem era tão diferente do desastroso Portas da Amazônia.

 

Visitando Lençóis Maranhenses-Dicas para você conhecer esse paraíso no nordeste do Brasil

Aproveitando a tranquilidade do Hotel Gran São Luiz

Visitando o Parque nacional de Lençóis Maranhenses

Como são organizadas as excursões até o parque?

As visitas ao parque são feitas somente com pessoal autorizado e não é possível ir até a reserva de carro próprio. Chegando em Barreirinhas, tem várias agências de turismo que organizam os passeios. Com o ingresso na mão você será direcionado até um dos carros que ficam esperando os turistas na entrada do parque, que é bem no centro da cidade. Você pode comprar os ingressos para parque no próprio hotel, ou pela internet, através de sites credenciados como este aqui: Passeio Lençóis Maranhenses, que inclusive é nosso parceiro aqui do Blog: Nesse casos é só se apresentar diretamente na agência responsável, que constará no seu ingresso.

Os passeios são feitos em grupos de no máximo dez pessoas, que são transportadas em caminhonetes adaptadas para o transporte de turistas, conhecidas como “jardineiras”. ou em grupos menores que vão de buggy ou até mesmo de quadriciclo. Eu sinceramente acho mais divertido em grupos maiores, que a gente aproveita pra fazer amizade.

Após uma rápida travessia de balsa pelo Rio Preguiças, você segue mata a dentro por uns 40 minutos de trilhas estreitas e bancos de areia fina, dali em diante apenas veículos com tração 4×4 podem seguir viagem, daí dá pra entender por que lençóis faz parte da Rota das emoções.

O motorista leva o grupo até a entrada das dunas, de onde começa a caminhada com um guia local. As caminhadas podem ser mais longas ou mais curtas, com paradas para mergulhos, fotos descanso e tudo mais…

 

Visitando Lençóis Maranhenses-Dicas para você conhecer esse paraíso no nordeste do Brasil

 

Quanto tempo serve para visitar Lençóis?

Há quem diga que para conhecer todas as lagoas, que são 18 no total e aproveitar as outras atrações da região, você vai precisar de pelo menos uns 7 dias.

Por falta de tempo, eu fiz o passeio de um dia. Então se você for com o tempo estreito como eu, vale a pena reservar pelo menos 2 dias só para visitar as lagoas, pois esse é um lugar que vale a pena explorar cada pedacinho. Garanto que você não vai se arrepender!

Outros passeios que você pode fazer a partir de Barreirinhas:

Valparaíso acqua park

Caminhada histórica 

City tour em são luís

City tour sol e praia

Tour fronhas maranhenses

City tour compras são luís

By night ilha de encantos 

Passeio à bela alcântara

O que levar para a excursão em Lençóis?

Saia de casa/hotel pronto para se jogar na água. Após uma longa caminhada sobre as dunas você vai precisar, e acredite, essa é a melhor parte do passeio! Então, roupas de banho, chinelo, chapéu, óculos de sol e claro, muuuito protetor solar, que o sol do nordeste não brinca. Prepare uma mochila com o mínimo necessário para não ficar pesada. Inclua água e um lanchinho básico, dependendo da duração da caminhada você pode sentir fome e  por ser um parque totalmente protegido, dentro do mesmo não tem barracas nem vendedores ambulantes, ou seja, nada para vender.

Obs: No carro da excursão tinha uma caixa térmica, onde todo o grupo colocou a sua água, que se manteve geladinha durante todo o trajeto, não sei se todos fazem isso, mas achei bem legal!

 

Visitando Lençóis Maranhenses-Dicas para você conhecer esse paraíso no nordeste do Brasil

Dicas Extras

Dica 1: Nunca deixe para reservar o passeio na última hora, principalmente no final de semana, pois você corre os risco de não achar mais lugar. O lugar é sempre cheio de turistas.

Dica 2: Antes de comprar o passeio pergunte até qual lagoa o guia te leva e fique atento se ele passou por todas, pois o nosso guia queria dar uma de esperto e voltar da metade do caminho, aí não dá neh.
Visitando Lençóis Maranhenses-Dicas para você conhecer esse paraíso no nordeste do Brasil

Fim do passeio, hora de retornar

A presto!

GOSTOU DESSE ARTIGO? 😍

QUE TAL ME AJUDAR A CONTINUAR COMPARTILHANDO CONTEÚDO GRATUITAMENTE?

RESERVE POR AQUI:

Ao fazer uma reserva ou comprar um produto/serviço de nossos parceiros você ajuda o blog a se manter, e o bom é que você não paga nada a mais por isso.

Como funciona? Para reservar através do Voo por aí basta clicar em um dos serviço desejado, por exemplo: Hotéis e Você será conduzido até a página de nossos parceiros, daí é só continuar a sua reserva normalmente.

Grazie di cuore! 🥰

Aqui abaixo você encontra uma lista com todos os parceiros do Voo por aí

Booking: Reserva de Hotéis
Rentcars: Aluguel de carros
Real Seguros: Seguro viagem
Touron: Venda de passeios, transfers e ingressos de atrações turísticas em todo o Brasil
Transferwise: Ferramenta segura e econômica para transferências de valores para o exterior
Submarino: As melhores ofertas de Pacotes de viagem, Resorts, Passagens aéreas e muito mais
MaxMilhas: Passagens aérea super descontadas diariamente
Ticketbar: Compre ingressos online com desconto e pule a fila
Curso de Italino: Com Material Didático já incluído e acesso por Tempo Ilimitado
Amazon: Encontre o ecessório ideal para a sua viagem

Comente

Translate