Viagem pra Itália- Dicas de Como chegar, Quando vir, O que fazer, onde ficar e Como se locomover

Um país com quase 3 mil anos de existência, que  tem a gastronomia como patrimônio nacional,  monumentos históricos impotantíssimos,  inúmeras obras de artes de valores inestimaveis, sítios arqueológicos e uma infinidade de museus. Estou falando da Itália, un país que além de cultura possui  uma paisagem arquitetônica única, praias lindíssimas, montanhas, vulcões e tudo que você espera de um lugar turístico. 


Verona, Itália,

Como chegar



Atualmente existem duas companhias aéreas que fazem voos direto para a Itália: a TAM, que  tem voos diários saindo do aeroporto internacional de Guarulhos em São Paulo com destino a Milão (Malpensa) e a Alitalia que sai também de Guarulhos com destino a Roma (Fiumicino).
 Existem outras companhias aéreas como a KLM, Air France, Iberia e Lufthansa que também fazem voos regulares para a Itália, mas com conexão em algumas capitais da Europa e até mesmo em outros 
continentes.

Voo Itália


Quando vir


Para conhecer e visitar a Itália é necessário estar por dentro das melhores estações do ano, existem pessoas que gostam mais do frio, outras preferem o calor. Eu particularmente amo a primavera Europeia, que se inicia no final de março e termina no final de maio.
Na minha opnião essa é a época perfeita para visitar a Itália, pois com a chegada do sol, tudo ganha vida por aqui. A paisagem muda completamente e tudo volta a ser verde e florido. As pessoas costumam sair mais de casa, os dias são mais longos e a temperatura é ideal para passear ao ar livre.
 Mas caso não seja possível vir na primavera, o outono, que inicia no final de setembro e se estende até o final de novembro, também é uma boa oportunidade de viver o cliema europeu. A paisagem nesse periodo também é encantadora, com o colorido das árvores que começam a perder as folhas e se prepararem para o inverno. Só não se esqueça de trazer um casaco pois o clima já é bem fresquinho nesse mês. 
Quanto ao inverno, que vai de dezembro até o final de  fevereiro, é a época mais fria, sendo que os maiores acúmulos de neve acontecem de janeiro a fevereiro.
Já o verão, de junho até o final de agosto, costuma ser bastante quente, as vezes chega a fazer quase 4o graus na sombra. É o periodo em que quase todo mundo escapa para o mar ou para a montanha em busca de ar fresco.


Viagem Itália


O que fazer


Seja qual for o seu destino, aqui você vai ter sempre muita coisa interessante para fazer, ver e aprender, começando pelos museus, que são visitas quase ''obrigatórias''. Depois vem os centros históricos, os sítios arqueológicos, os borgos medievais e os pequenos vilarejos de casas rústicas que nos levam a uma viagem ao passado. 
Visite também as sagras, feiras de produtos típicos. É o melhor modo de conhecer a gastronomia e a cultura Italiana. 
Algumas cidades  também oferecem passeios de barco,  trens históricos e até de bicicleta.

Para quem gosta de uma boa aventura tem as visitas guiadas nas montanhas. 
Aos amantes de praia, no sul estão as mais bonitas e mais frequentadas. 
A noite a diversão nos grandes centros é por conta dos barzinhos com mesas ao ar livre, restaurantes e cafés antigos, que atraem pessoas de todas as idades.
Não deixe de visitar também os parques urbanos que são verdadeiras maravilhas para os olhos.


Viagem Itália

Como se locomover


Para as longas distâncias você poderá escolher entre os moderníssimos trens de alta velocidade ou os aviões convencionais, que tem voos internos diariamente, ligando as principais cidades Italianas.
 Para se locomover dentro das cidades maiores, o transporte público é sempre o mais indicado. Todas as cidades são bem abastecidas de linhas de ônibus, trens, metrôs, taxis e até bicicletas.
 Para quem pretende visitar as cidades menores, os vilarejos mais distantes, a Campagnia nas áreas rurais e regiões mais afastadas, onde não passa o trem, na Toscana por exemplo, terá que alugar um carro.
Dirigir na Itália é muito fácil, as estradas são muito boas e bem sinalizadas e com um GPS você chega em qualquer lugar. 
Uma dica pra você economizar na gasolina é procurar abastecer nas chamadas Pompe bianca (bombas brancas). São postos de gasolina sem nome ou marca famosa, que vendem a mesma gasolina dos postos mais famosos, com preços bem mais baixos. 


Viagem Itália


Onde ficar


Aqui você vai encontrar desde uma simples pensão à um luxuoso hotel de época. Para os mais econômicos tem os Bed & Breakfast, um tipo de pensão com quarto, cama e café da manhã. Tudo muito simples, mas muito limpinho e organizados. É ideal para quem viaja com a família. 
Outro tipo de hospedagem bem econômica são os albergues familiares, que são como os nossos  albergues da juventude no Brasil. Para quem não sabe nesse tipo de hotel os ambientes são compartilhados: quartos, cozinha, banheiros sala de tv.
Já me hospedei em um albergue da juventude no Brasil e pra ser sincera, dormi melhor do que em muitos hotéis que paguei mais caro. É ideal para quem viaja sozinho ou em grupo. Mas desaconselhado para casal, pois as meninas devem dormir separadas dos meninos. 
Quanto aos hotéis de luxo, nem preciso falar, a escolha vai depender do quanto você está disposto a pagar. Os mais luxuosos oferecem desde spa, academia, masagem, café da manhã com vista privilegiada, alguns  mais renomados oferecem até um assistente pessoal para ajudar o cliente na escolha dos passeios, dos melhor restaurante, dar dicas da cidade etc.


Viagem Itália

Gastronomia


Para quem gosta de comer bem na viagem, a minha dica são as osterias e tratorias que geralmente tem um menu fixo do dia, além de outros pratos. É possível comer bem sem pagar absurdos. Em geral o menu fixo propõe antepasto (salame e queijo). Primo (massas), Segundo ( carne ou peixe) e pra fainalizar doce e café.
Na Itália tem também uma variedade enorme de restaurantes estrangeiros: turcos, indianos, brasileiros, mexicanos, e  principalmente orientais. Aliás, se você gosta de uma boa comida japonesa ou chinesa, te aconselho um restaurante japonês All You Can Eat, (tudo que você conseguir comer). é mais ou menos como o rodizio de carnes do Brasil, você paga um valor fixo, que vai de 10,00 a 20,00 euro, dependendo do lugar e pode comer a vontade.

De sobremesa eu recomendo o sorvete das gelaterias artesanais, que é realmente umas das melhores coisas que tem aqui e que me fez apaixonar pela Itália.


Viagem Itália

O café da manhã


Quem está acostumado com o café da manhã dos hotéis Brasileiros que servem desde a tapioca presunto e queijo, ou um bom pão com manteiga no dia a dia. Chegando na Itália pode esquecer, o café da manhã tradicional dos Italianos é sempre doce:  café com leite e a famosa brioche: um pão doce com recheio. (com excessão dos hoteis com cozinha internacional)

Caso peça um cappuccino, lembre-se de pedir quente, por que aqui é normal servi-lo também frio.

Quando for tomar o cafezinho no bar, peça  lungo, ou maquiato, se não te servirão um pouquinho de café no fundo da xícara, muito forte para o nosso gosto.

 No país se consome muita água com gás, então tome cuidado pra não confundir na hora da compra.  A água com gás é frizzante ou gassata,  a normal é naturalle. Se não quiser água gelada, peça fuori frigo.


Café da manhã Italiano

Essas são minhas dicas para você que é apaixonado pela Itália como eu.
Se quiser fazer alguma pergunta, sugerir um tema, ou deixar um cometário, pode me escrever que responderei com o maior prazer.


Para conhecer alguns pontos turisticos importantes do País, clique  no video abaixo, do Canal  JOTAOEELE 







Para encerrar, algumas informações úteis.


População: 60.8 milhões (2011).
 Capital: Roma 2,796,102 hab (2012).
 Língua oficial: italiano. 
Governo: república.
 Continente: europeu. 
Moeda: Euro. 
Fuso horário: + 5 horas.
 Principais cidades: Roma, Milão,Nápoles,Turim, Palermo, Gênova e Bolonha.



LEIA MAIS

Natal em Paris- 14 pontos turísticos que você não pode deixar de visitar




França, Paris, Torre Eiffel

Paris é realmente uma cidade fantástica! cheia de história, diversão, arte e romantismo. Realizei o sonho de conhecer a cidade luz em 2014 em minha lua de mel. A época era propícia, mês do natal, quando tudo se torna mágico e encantador. O frio, as luzes, as músicas natalinas a beira do rio Sena, os bares, cinemas e restaurantes antigos, cada detalhe nos encantavam. Vou mostrar a vocês os lugares lindos que conhecemos.

 Dia 1- Jardins du Trocadéro


Trocadero, paris, frança 

Nosso primeiro passeio logo após chegar ao hotel foi por perto, uma caminhada a pé pelo  Trocadéro, uma grande praça no topo da colina com uma área de 90.000m2 de jardins, um palácio de 1937, chamado Chaillot construído para a exposição universal de Paris e hoje abriga diversos museus.
Localiza-se em frente a Torre Eiffel, por isso é o melhor lugar para tirar fotos e admirar a linda gigante de ferro.

Como chegar: De metrô: Descer na estação Trocadero. De ônibus: linhas 63/69/87 ou pegar qualquer ônibus que passe na Torre Eiffel.
Os visitantes podem conferir os deliciosos crepes do local, assim como a tapioca do nordeste, o crepe é referência em Paris.


Crepes paris frança

Dia 2- Jardin du Luxembourg, Notre Dame e Museu du Louvre

  Jardin du Luxembourg

Jardin du luxenburg

Logo cedo preparamos a mochila e fomos para o nosso primeiro destino: Jardin du Luxembourg, um parque de 224 mil m², com muitas estátuas e esculturas. Sem dúvida um ótimo lugar para caminhar.

Horários de Funcionamento:  Apesar de ser público, o parque não é aberto 24 horas como no Brasil.
No verão abre ás 7:00 e fecha até 1 hora antes do por do sol. No inverno abre ás 8:00 e fecha até 1 hora antes do por do sol e tudo gratuito. 

Como chegar:
De metrô: Descer na estação Odéon.
De ônibus: Linhas 21,27,38,58,82,83,84,85 ou 89.    
                                                

Notre-Dame 

Notre-Dame Paris-França


Seguimos  para a Catedral de Notre-Dame, situada na praça Parvis, uma ilha Île la Cité, sua construção é do ano de 1163 e ao longo dos anos passou por várias
reformas. Ficou conhecida mundialmente após a publicação do livro de Victor Hugo: O corcunda de Notre-Dame.

Horários de Funcionamento: 
Todos os dias, das 08:00 ás 18:45 hs. Aos sábados e domingos fecha ás 19:15.

Como chegar:
De metrô: Linha 4- Station Cité ou Saint-Michel
 Linha 1, 11 Station Hôtel de Ville
 Linha 10 Station Maubert-Mutualité ou Cluny - La Sorbonne
 Linha 7, 11 e 14 Station Châtelet
De ônibus: Linhas: 21, 38, 47, 85, 96,47 e 24.

Museu du Louvre  

Museo du louvre

Museu du Louvre localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival des Champs-Élysées, e rodeado pelo belíssimo Palácio do Louvre.

Esse é o maior museu de arte do mundo, abriga obras importantíssimas de grandes artistas como Leonardo da Vinci, Ticiano, Michelangelo e tantos outros. Contém grandes coleções de artefatos do antigo Egito, da civilização greco-romana e objetos históricos de todo o mundo. Também já foi cenário de  muitos filmes como:  Código Da Vinci, No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow) e tantos outros.

Eis algumas das obras mais visitadas 

Mona lisa- museo du louvre

Horários de funcionamento:
O museu abre diariamente das 9:00  às 18:00 hs, exceto na terça e feriados. Quarta e sexta abre das 9:00 ás 21:45.


Como chegar:
 De metrô, descer na estação Palais-Royal, Musée du Louvre.
 De ônibus: Linhas: 21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 81, 95.


Acesso gratuito para:
Menores de 18 anos de idade e pessoas de 18 a 25 residentes nos  países do espaço econômico europeu, professores com passe de educação, professores de história da arte não pagam. 
No primeiro domingo de cada mês o acesso é gratuito em algumas salas.

Dia 3- Praça da Concórdia, Palácio Real, Arco do Triunfo, Avenida des Champs-Élysées 

                Praça da Concórdia 

Praça da concordia paris frança

 Praça da Concórdia ou Place de la Concorde é a segunda maior praça da França e também uma das mais famosas. Está situada ao pé da Avenida des Champs-Élysées.

 Um dos grandes acontecimentos nesse local foi a execução de 1.119 pessoas entre elas Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, Charlotte Corday, Manon Roland, Filipe de Orleães, a Condessa du Barry, etc. Cujo os nomes estão gravados até hoje na praça.

             Palácio Real


Palacio real paris frança

 Palácio Real  ou em francês Palais-Royal é um grande palácio com jardim, localizado em frente à ala norte do Louvre. Foi Construído em 1624, pelo arquiteto Jacques Lemercier a mando do Cardeal Richelieu.

 O lugar  nunca foi de fato um lugar habitado pelo rei. Foi centro de muitas intrigas políticas, luxuria e revoltas populares. As suas enormes galerias externas abrigavam teatros, damas da noite, casinos, lojas e restaurantes, como o histórico "Le Grand Vefour" que funciona até hoje.

Visitamos apenas as galerias externas, pois a entrada só é permitida com grupos guiados. Mas mesmo vendo só de fora já valeu muito a pena. O lugar é muito bonito!

Horários de funcionamento:
Todos os dias, com horários diferenciados nos meses abaixo:
1 outubro e 31 março: das 7:00 ás 20:30
1 abril e 31 maio: das 7:00 ás 22:15
1 junho - 31 agosto das 07:00 ás 11:00
1 setembro - 30 setembro das 7:00 ás 21:30

Como chegar:
Metro: Palais Royal - Musée du Louvre, líneas 1 e 7

  Arco do Triunfo

Arco do triunfo paris frança

O Arco do trinfo foi construído em 1806, por Napoleão Bonaparte para comemorar as
suas próprias vitórias militares.

 Está localizado na praça Charles de Gaulle, no encontro das avenidas Charles de Gaulle e Champs-Élysées. É um dos pontos turístico mais visitado ao mundo e ponto de referência para muitos eventos importantes.

A entrada que dá acesso ao interior do arco do triunfo é  um pouco de difícil de achar, por que fica dentro de um túnel, que na verdade é uma saída do metrô. Encontra-se em uma das esquinas da praça, na Avenue de la Grande Armee, junto à saída do metrô Wagran.
Seu grande terraço, se torna ainda mais encantador com o cair da noite. Dali é possível ver o centro da cidade toda iluminada. Um pouco mais distante está a Torre Eiffel, que de tão alta parece tocar o céu. Uma vista realmente espetacular!

Horários de funcionamento:
De 1 abril a  30 setembro: das 10:00 ás 23:00 hs
De 1 outubro a 31 março: das 10:00 ás 22:30 hs
É fechado nas seguintes datas: 01 de janeiro, 01 de maio, 08 de maio ( manhã) 14 jul (manhã), 11 de novembro (manhã) e 25 de Dezembro o dia todo.

Como chegar:
Metro: linhas 1, 2 e 6, estação Charles-de-Gaulle-Etoile
Ou pode descer na Avenue des Champs-Élysées, Praça da Concórdia, Cathédrale Notre Dame
e caminhar um pouco, pois é tudo muito próximo.

             Avenida des Champs-Élysées

Avenidas des champs Élysées paris França

Avenue des Champs-Élysées- (Em português: Avenida Campos Elísios). Tem 71 metros de largura por 1,9 km de comprimento, é  uma das avenidas mais famosas e mais bonitas do mundo. Tem muitas lojas exclusivas de luxo, como a famosa Louis Vuitton, que sozinha ocupa um prédio de esquina de 5 andares.

Caminhamos o dia todo, mas ao colocar os pés na avenida, todo cansaço desapareceu. Tinha luzes de natal por toda parte, lojas lindíssimas, parque de diversão, pista de neve, chocolate, e tantas outras coisas gostosas.

Dia 4- Cemitério do Père-Lachaise, Basilique du Sacré-Cœur, Moulin Rouge, Avenue des Champs-Élysées

 

          Cemitério do Père-Lachaise 


cemiterio do pere paris frança

 Visitamos, um lugar pouco convencional, mas muito frequentado por turistas do mundo inteiro. Esse cemitério chega a receber dois milhões de turistas por ano. É um
verdadeiro museu a céu aberto.

Estão enterradas muitas pessoas ilustres como: políticos, artistas, poetas, filósofos, etc. É um lugar que vale muito a pena incluir no seu roteiro.

Eis alguns dos túmulos mais visitados:  

Oscar Wilde
  Oscar Wilde (1854-1900)


Honoré de Balzac
 Honoré de Balzac (1799-1850)


Jim Morrison
     Jim Morrison (1949-1971)

Horários de visitas: 
De 06 de novembro a 15 março, o cemitério abre de segunda a sexta das 8:00 ás 17:30.
Sábado abre ás 8.30 e domingo e feriados ás 9:00.
De 16 de novembro a 5 de março o cemitério abre de segunda a sábado das 8:00 ás 18:00 e domingos e feriados das 9:00 ás 18:00

Como chegar:
De metrô: Descer na estação Pere Lachaise
De ônibus: linha 60/69/102 Com entrada é gratuita.

     Basilique du Sacré-Cœu

    Basilique du Sacré-Cœu paris frança

Basilique du Sacré-Cœur ou Basílica do Sagrado Coração é uma igreja construída no ponto mais alto de Paris, no bairro Monte Martre. O acesso até a igreja pode ser pelas escadas ou pelo bondinho.

A entrada na igreja é gratuita, mas se caso queira  uma vista ainda melhor da cidade, por  apenas  €5:00, è possivel subir atè a cúpula, que fica fora da igreja a esquerda.

Horários de funcionamento:
Basilica das  6.00 ás 22.30
Cúpola das 9.00 ás 17.45
Como chegar:
Metro: Anvers / Abesses + funicolare
Metro até a Jules Joffrin + 1 ônibuis - Montmartrobus (parada place du Tertre)
Metro até  Pigalle + 1 ônibus -Montmartrobus (parada Norvins)

  Moulin Rouge 

Moulin Rouge paris frança

 Moulin Rouge ou Moinho Vermelho é um antigo teatro, fundado em 1889 que funciona até os dias de hoje. Esse lugar tem a sua história ligada à boêmia da cidade e se tornou visita "obrigatória" para turistas do mundo inteiro.

Nossa passagem por lá foi rápida e não tivemos tempo para assistir a nenhum espetáculo.

Como chegar:
De metrô- linha 2 (Blanche)
Ou descer perto da  Basilique du Sacré-Cœur, e ir até  a Boulevard de Clichy direto. São uns 15 minutos a pé.

Preços dos ingressos
Os shows matinais custam em média €165,00. Para maiores informações consulte o site oficial:
http://www.moulinrouge.fr/

        Noite de Natal na Avenida des Champs-Élysée

Noite de Natal na Avenida des Champs-Élysée

Como não queríamos passar uma noite de natal à francesa, ou seja ir a ópera ou espetáculos do tipo, como fazem os franceses. Escolhemos passar essa noite em um lugar que gostamos muito, a Avenida des Champs-Élysées. Chegamos às 20:00 hs e já tinha filas enormes na porta dos restaurantes. Após o jantar fomos caminhar um pouco pela avenida, mas com os quiosques fechados não tinha muita gente por ali, então achamos melhor voltar para o hotel, até por que fazia muito frio na rua.

Dia 5- Rio sena,Torre Eiffel

          Rio Sena

Rio sena Paris França


O rio Sena passa por dentro da cidade de Paris e deságua no Oceano Atlântico. Em suas margens estão os principais pontos turísticos da cidade, é considerado o rio dos
apaixonados. Os casais costumam prender cadeados de latão com os seus nomes inscritos, na esperança de eternizarem o seu amor.

No verão as pessoas se reúnem ali para fazer banhos de ducha, piqueniques e banhos de sol. Transformando o lugar em uma verdadeira praia improvisada.

 Os barcos turìsticos saem de um ponto perto da Torre Eiffel, com passeios noturnos e diurnos e duram mais ou menos 1 hora. O tour è com direito um guia que explica cada ponto turistci, em várias línguas, inclusive em português.

 Horários de funcionamento:
Na alta Temporada, que vai de abril a setembro, o primeiro passeio sai ás 10:15 e o último a 00:15.
 Na baixa temporada, que vai de outubro a março, o primeiro sai ás 11:00 e o último ás 9:20.

Preços dos ingressos: Os passeios nos barcos menores são a partir de €10,00. No Bateaux Mouches custa €13,50.        
Esse é o mapa dos pontos por onde passa o Bateaux Mouches


    Subindo a Torre Eiffel



 Finalmente fomos conhecer a Torre Eiffel por dentro, e por uma pequena distração pegamos a
fila que dá acesso a parte superior da torre somente a pé.  Mas, visto que já estavámos ali resolvemos encarar.

 No final do nosso passeio chegamos a conclusão que subir pelas escadas foi a melhor opção,
pois a fila é menor, custa menos, e se aproveita melhor a vista.

Para mim foi uma experiência única e indescritível. Recomendo a todos que têm disposição física.
 O segredo é subir sem pressa, parar de vez em quando, usar um sapato confortável
e levar uma garrafa d'água, pois pra quem não sabe são 324 metros escada acima.

Esse é um ótimo lugar para passear a noite. Por causa das várias atrações que
tem ali em torno, como pista de patinação no gelo, barracas de comidas típicas e
 produtos diversos, o local concentra um grande número de turistas.

É um daqueles lugares que você chega e não dá vontade de voltar pra casa.  Amei!

 Esse foi um pouquinho de nossa aventura em Paris, espero que tenham gostado e podido conhece-la através dos pontos que registrei.

Até a próxima viagem!






LEIA MAIS

Ofertas da Semana

Booking.com

Viaje seguro por aí

Seguro viagem geral 336x280

Alugue um carro por aqui

Curso interativo de Italiano

Curso interativo de Italiano
Conheça! e-books idioma fácil os únicos e-books interativos do mercado com vocabulário de 400 a 800 palavras, mais verbos, expressões, exercícios orais e de escrita adicionais.
Subir