Descubra como é comemorado o natal e o réveillon na Itália: Tradições, superstições,decorações, gastronomia e turismo.

O natal da Itália é seguramente frio e as vezes conta com muita neve na região norte do país. Muitas pessoas viajam nesse periodo e quem fica, passa o natal com a família. Cada região comemora do seu jeito e tem suas própria tradições. E si tratando de tradição culinária de natal e ano novo, elas são bem variadas, mudam até mesmo de cidade para cidade, mas em todo o país não podem faltar frutas secas, lentilhas e pé de porco. Por serem muito supersticiosos os italianos acreditam que essas comidas trazem sorte para o próximo ano.


Voo por aí

 Pratos típicos do natal

 Assim como no Brasil, nesse dia as famílias se reúnem e preparam jantares especiais com seus melhores pratos típicos, servindo até 6 pratos diferenciados, fechando com um doce. Os doces mais tradicionais desse periodo são o Torrone:  uma espécie de pasta doce con castanhas e frutas secas, (parecida com o nosso pe´de moleque) e também o famoso panetone. Pra quem não sabe existem várias versões de panetone na Itália, é um mais gostoso que outro.

 No dia 25 de dezembro o almoço costuma ser quase tão importante como o jantar da noite de natal. Existem alguns pratos que não podem faltar em algumas regiões: No sul é a enguia, o canelloni, o bacalhau, etc. No norte é o vitello tonnato, que é servido como antipasto e é a primeira das 6 porções servida antes dos outros pratos. Trata-se de uma carne cozida e coberta com um molho feito de atum. Aí você me pergunta, e o peru? Por aqui nada de peru. Logicamente nós brasileiros quando nos reunimos nesse dia fazemos a festa do nosso jeito: peru, farofa, arroz, e tudo que temos direito.




Voo por aí

Tradições

 A árvore de natal também faz parte das tradições italianas, e nas casas onde tem criança elas costumam ser um pouco mais enfeitadas, alguns costumam colocar até bolas de chocolate e biscoitos para a criançada.
 Outra coisa muito comum são as guirlandas na porta de entrada.
 Os mais religiosos costumam fazer presépios em casa e em locais públicos.

Voo por aí


 Outra tradição não só na Itália, mas em toda a Europa são os mercadinhos de natal, uma espécie de feira a céu aberto, onde vendem de tudo, principalmente artigos para decoração de natal, produtos típicos e muitas guloseimas.
Já no réveillon quem arrisca o frio, sai para soltar pequenos balões e fazer um pedido para ano que vem. Alguns acreditam que a pessoa que consegue soltar o balão bem alto sem pegar fogo, vai ter sorte, ou coisas boas vão acontecer no ano que se aproxima.
   Para os que não acreditam, assistem somente a um lindo espetáculo para os olhos.

Voo por aí

 Decorações natalinas


 O natal na Itália é muito tranquilo e convidativo, em certos lugares caminhando pelas ruas nem parece que é natal. As vezes me fazem falta os grandes shopping centers com suas decorações natalícias exuberantes; o papai noel que tira fotos com a criançada, lojas lotadas, etc.
As decorações italianas, tanto nas lojas como nas ruas são simples porém bastante criativas. Com a crise todo mundo tenta economizar como pode e uma alternativa é reciclar. É muito comum ver vitrines decoradas com bonecos de neve feitos de copos descartaveis, praças iluminadas com luzes feitas de garrafas pet e outros materiais reciclados.

Voo por aí

 

Natal para turistas

E se você quiser visitar o País nesse periodo, vai encontrar diversas opções em base aos gostos
e preferências de cada um.

Para os amantes do frio, o destino ideal é o norte da Itália, onde o clima é propício para a pratica
de esportes invernais, com muita adrenalina e aventura.
Se você prefere bem estar e tranquilidade pode trancorrer natal ou  réveillon em um Spa, (ou le terme em italiano). Com direito a piscinas quentes, massagem e muito relex.

Quem não gosta muito de frio pode ir para o sul, que além de oferecer muitas atrações eventos, é conhecida pela variedade de especilidades gastronomicas e é também a região preferida dos italianos para passar o final de ano.

Veneza é a número 1 dessa preferência. No mês de dezembro os canais se colorem de luzes douradas
 que refletem na água, em um espetáculo único. Depois vem Pisa, uma de tantas cidades que fazem diversos espetáculos na praça, Napolis com ruas interiras dedicadas a exposição dos presépios, Florença e Roma pra quem escolhe cultura e arte e tanta outras cidades onde você irá encontrar todo o charme de um natal europeu.


voo por aí


Mas aqui como em qualquer lugar do mundo o natal é uma data muito especial, na qual todos se reúnem, festejam , trocam presentes e enchem os corações de alegria.

Aproveito para desejar um lindo e Feliz Natal a todos vocês: amigos, família e leitores




Deixe seu comentário





Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário :

Postar um comentário



Subir