Vieste - Um tesouro escondido em Puglia no sul da Itália



voo por ai


Na Itália existem muitas cidades antigas, que são verdadeiros tesouros escondidos nas regiões mais afastadas e longe das grandes cidades.

Nas nossas últimas férias fomos conhecer Vieste, uma dessas cidadezinhas, que fica na província de Foggia, na região de Puglia no sul da Itália, lá na pontinha do esporão do calcanhar no mapa.

Construída sobre as rochas que dispontam do mar, Vieste è uma antiga vila de pescadores e tem 13.000 habitantes. Com sol brilhante, mar cristalino, praias douradas e um centro histórico incrível! De ruas estreitíssimas, casinhas brancas e janelas  floridas, onde em cada esquina descobrimos novos sabores, novos rostos e paisagens pitorescas, como os restaurantes escavados na propria pedra, os cafés antigos, as lojas de artesanato  totalmente rústicas, a antiga igreja, os moradores locais que batem papo na calçada sem se preocuparem com turistas.

Além de beleza natural e arquitetônica, a cidade também oferece muitas atrações turísticas e diversões para todos os gostos.


O farol de Santa Eufemia


voo por ai


  Projetado em 1867, é um dos maiores faróis da itália e um dos principais cartões postais de Vieste. Construído em cima de uma  pedra que emerge do mar, um pouco. A noite ilumina toda  a praia com o seu potente farol que se destaca na escuridão do mar aberto
.

Os Trabuccos



voo por ai


Passeando pela costa é possível notar várias instalacões de madeira construidas sobre as rochas. São antigas instalações de pesca que fazem parte da história de Vieste e se tornaram verdadeiras atrações turísticas.

Pizzomunno




voo por ai

 É uma antiga rocha de 25 metros de altura, criada pelo vento que se tornou símbolo da cidade.  Essa pedra traz com si várias lendas ligadas ao passado. A mais famosa delas conta que um jovem apaixonado chamado Pizzomunno teria se tornado pedra após perder a sua amada e que a cada 100 anos eles se encontram novamente.

As grutas


voo por ai

Cavernas submarinas e formações rochosas escavadas pela ação do vento e principalmente pela água do mar. Algumas cavernas são tão grandes que é  possível entrar de barco.
São verdadeiras esculturas feitas pela natureza. As mais conhecidas são: a gruta dos dois olhos, a gruta redonda e o Arco de San Felice.

O Castello Svevo


voo pr ai


 Um grande castelo em forma triangular, que predomina sobre a paisagem da cidade . Ele foi construido em posição estratégica sobre as rochas mais altas e de longe se destaca entre os outros edificios. A noite nos presenteia com uma vista panorâmica de toda a cidade,  num espetáculo de luzes  e cores.

O museu malacologico



voo por ai

Um museu de conchas, búzios, estrela do mar e tantas outras formas marinhas, provenientes de todo o mundo, inclusive do Brasil. Tem conchas e búzios dos mais variados tipos e tamanhos, alguns parecem ter vindo de outro planeta com suas formas e cores totalmente diferentes.

  As praias


voo por ai


As praias de Vieste estão classificadas entre as mais bonitas da Itália. Os seus 30 km de costa com águas cristalinas e calmas, atraem milhares de turistas nos meses mais quentes.

Durante o dia os hoteis oferecem  o “ lido”, que é um espaço reservado na praia com guarda sol e cadeiras, além de muita animação, como aeróbica , música, dança e muitas brincadeiras. Mas também tem espaço  pra quem quer somente relaxar.  Direi que pra ser perfeito mesmo só falta a água de coco.

Parque Nacional do Gargano 


voo por ai

Que tal embarcar numa emocionante  aventura pela Floresta Umbra? A bordo de um jeep 4x4 é possível  visitar o coração do Parque Nacional do Gargano, conhecer muitas espécies de animais, árvores, e caminhar dentro do Gran Canyon do Gargano: O leito de um antigo rio, que há milhares de anos atrás formou  uma grande cratera, deixando marcado nas paredes a história desse lugar.


O centro histórico


voo por ai


Um dos lugares  mais encantadores que já visitei. Caminhar por horas entre casinhas antigas, escadas, subidas e descidas que mais parecem um labirinto. Me perder e me encontrar no final da rua, onde começa o mar azul e infinito, onde também encontramos vários restaurantes charmosissímos com terraço vista mar. O lugar ideal para tomar um drink admirando o pôr do sol.

Ainda faltou incluir nessa lista as Ilhas Tremiti, os sítios arqueológicos da região, a Torre saracena, a Baia di Pugno chiuso, o passeio de bicicleta pela floresta Umbra,  etc, etc, etc. Como você pode ver a lista é longa e basta um passeio pelas ruas de Vieste para descobrir  que aqui e diversão não acaba nunca.

Outros blogs que falam sobre Vieste:


Diario de bari

Initalytoday

Dauniatur.it

adoroviagem.com.br






Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário :

Postar um comentário



Subir